quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"IN VINO VERITAS"

“Vinho, meu filho” – escreveu o autor grego Alceu em um dos seus poemas que só nos chegou em fragmentos – ‘é também a verdade.” O povo romano abreviou a expressão para “in vino veritas” – No Vinho a Verdade. Todos conrcordam que o alcool deixa a lingua solta, e por vezes dizemos coisas que não diriamos sem o efeito do mesmo, até mesmo coisas desgradaveis das quais nos arrependemos ou nos envergonhamos depois, mas também existe essa coisa mágica no alcool, que é capas de desfazer nós e deixar o véu do desejo transparente, nos dando o clima perfeito para finalmente dar vasão aos apelos da paixão, do desejo do outro e por que não dizer, do amor que nos consome em silêncio.


O vinho além de ser uma bebida fina, tem aquela aurea gostosa de magia, perfuma os lábios e aguça o paladar, desperta a mente para uma hiper- sessibilidade momentânea, acompanhado a meia luz de velas (perfumadas é opcional) pode virar a armadilha perfeita, ou o momento sublime daqueles que buscam fugir do caos cotidiano e resgatar um pouco de paz na relação, e sempre amiga, sempre esteja preparada para o depois...

A quem ainda pense que um bom vinho tem que ser caro, devo dizer que não é “veritas”, você pode encontra pelo preço médio de R$ 8,00 a garrafa vinho ótimos como o Quinta do Morgado ou o Adega, nas minhas noites de “Baco”, a dois com minha esposa, regada a vinho, romance e muito amor, costumamos sorver duas garrafas desta delicia dos deuses, sempre tinto suave com um prato leve de saladas, peixe ou uma tábua de frios, mas não se precocupe com isso, não deve existir regras para tal, use a imaginação ou melhor ainda, seja instintiva e com certeza acertará.



Baco é o equivalente romano do deus grego Dioniso. É o deus do vinho, da ebriedade, dos excessos, especialmente sexuais, e da natureza. As festas em sua homenagem eram chamadas de bacanais - a percepção contemporânea de que tais eventos eram "bacanais" no sentido moderno do termo, ou seja, orgias, ainda é motivo de controvérsia.

Baco de Caravaggio

Mais sobre o deus Baco Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baco

Nenhum comentário:

Postar um comentário